Quer ver sua empresa crescer de uma maneira saudável? Aplicar o Growth Hacking como uma das estratégias pode ser uma boa opção!
Mas, você sabe o que é a técnica e os benefícios reais dela? Continua por aqui que a gente vai te mostrar tudo sobre como ela funciona.
Sobre o que a gente vai falar:
O que é Growth Hacking?
Growth Hacking pode ser entendido basicamente como um compilado de ideias e estratégias que vão auxiliar no crescimento ágil e saudável de uma empresa. A metodologia funciona em etapas, onde:
- Avalia-se o problema;
- Pensa em melhorias;
- Aplica as ideias;
- Observa-se os aprendizados com o primeiro teste;
- Faz-se outros testes pensando no que foi aprendido com o primeiro.
Ou seja, trata-se de uma estratégia de crescimento baseada em testes de ideias. Sendo possível testar várias ao mesmo tempo, contanto que os resultados sempre sejam avaliados e organizados para as melhorias futuras.
Também pode te interessar: Entenda o que é inbound marketing e outbound marketing e quais são as principais diferenças
Benefícios de aplicar a estratégia de Growth Hacking
Que o Growth Hacking é uma metodologia de crescimento rápido você já deve ter entendido. Mas quais os benefícios reais de aplicá-la no seu negócio?
Podemos citar alguns, como:
- redução de riscos e achismos;
- decisões com base em dados e estatísticas;
- gastos desnecessários são reduzidos;
- negócio escalável e sustentável;
- investimentos mais seguros.
Quer saber como aplicar o Growth Hacking? Então continua por aqui que vamos te mostrar quais as etapas da técnica.
Funil 3A3R: o que é + etapas da metodologia
Agora que já entendeu o que é Growth Hacking, é normal que surjam dúvidas sobre como aplicar a metodologia na sua empresa. Para isso, existe a técnica do Funil 3A3R. Ela consiste em seis etapas que vão auxiliar – e muito – o crescimento ágil e saudável de um negócio.
São elas:
- Assimilação;
- Aquisição;
- Ativação;
- Retenção;
- Receita;
- Recomendação.
Confira o que significa cada uma das etapas a seguir.
1. Assimilação
A primeira etapa é a de assimilação, onde são feitas as análises sobre a empresa e o perfil dos seus clientes. Ou seja, é onde se busca reconhecer o que é, para que serve, e a quem se destina o negócio.
Fazendo isso, você conseguirá seguir pelas próximas etapas com mais certeza das ações que precisa testar e realizar.
2. Aquisição
Entendendo o que é a sua empresa e quem são seus clientes, é preciso analisar como essas pessoas chegam até o seu negócio. Na etapa de aquisição é importante conferir em qual meio, online ou físico, mais estão chegando possíveis clientes.
Para realizar uma análise concreta é preciso observar os seguintes dados:
- visitas ao site ou loja física;
- tempo de permanência no site ou blog;
- leads gerados e em qual página isso aconteceu;
- tráfego do site e blog;
- ligações recebidas.
Leia também: TikTok business: use a ferramenta como aliada nas suas vendas.
3. Ativação
O terceiro A do funil 3A3R é o de ativação. Nesta etapa analisa-se o momento em que é realizada a venda e como isso aconteceu. Além disso, é o momento de explorar ideias para não perder esse cliente.
Olha esse vídeo aqui embaixo para conferir algumas dicas para realizar esse pós-venda.
4. Retenção
Aqui é mais como uma etapa complementar à anterior. O motivo é que na retenção você irá avaliar se o seu pós-venda está funcionando e fazendo com que os clientes retornem a consumir mais dos seus produtos ou serviços.
5. Receita
Um dos principais objetivos de realizar todas as etapas do funil do Growth Hacking é aumentar a vida saudável da empresa, em outras palavras: aumentar o lucro. Portanto, é preciso analisar o quanto de receita cada cliente está gerando e elaborar maneiras de aumentar esse valor.
Por exemplo: quando alguém vai fazer uma tattoo é muito provável que o profissional logo ofereça algum outro produto para cuidados com a tatuagem. Isso é uma maneira de aumentar a quantia que esse cliente estaria colocando no serviço.
6. Recomendação
A última etapa é quando você entende o quanto o seu produto ou serviço está sendo benéfico para os clientes. Aqui é preciso analisar quantas pessoas estão recomendando sua empresa.
Com esse feedback você consegue avaliar o que é preciso ser continuado e o que é necessário melhorar.
Saiba mais
Agora que já aprendeu o que é Growth Hacking e os benefícios de aplicar esse funil, que tal investir também no setor de marketing da sua empresa? A Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!
Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você: