“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Então não pode ser melhorado.”
Essa frase, de Peter Drucker, pode ser usada em vários contextos profissionais, incluindo a análise de SEO. Apesar dela ser um ótimo resumo da importância da análise de SEO para as corporações que desejam se destacar em mecanismos de busca como o Google, vamos entender mais sobre esse processo e como ele pode ajudar a sua empresa?
Sobre o que a gente vai falar:
O que é análise de SEO?
Para entendermos o que é análise de SEO, vamos revisar o que é SEO? O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que ajudam a melhorar a experiência do usuário no blog ou site da empresa, além de aumentar o número de acessos e o ranqueamento da empresa em sites de busca, como o Google.
Para garantir uma estratégia eficiente de SEO, é importante realizar análises que garantirão um bom posicionamento nos resultados orgânicos dos sites de busca. Nessa análise, são avaliados aspectos da estratégia que estão funcionando e obstáculos que podem estar atrapalhando a melhora do ranqueamento do site.
Alguns fatores que podem afetar o ranqueamento de um site, segundo o SEMRush, são:
- Visitas diretas no site;
- Tempo de permanência no site;
- Páginas visitadas por sessão;
- Quantidade de backlinks;
- Tamanho do conteúdo;
- Segurança do site (HTTPS);
- Textos âncora;
- Palavra-chave no corpo do texto;
- Densidade de palavra-chave;
- Vídeo incorporado na página.
Também vale a pena conferir: Pirâmide de Maslow e o Marketing
Como fazer uma análise de SEO?
Para realizar uma análise de SEO efetiva, é importante ter boas ferramentas que levantarão dados importantes sobre a performance do seu site e sua relevância em comparação aos concorrentes. As três ferramentas mais usadas atualmente por profissionais da área são:
- Google Analytics: ao integrar essa popular ferramenta gratuita no seu site, é possível obter diversos relatórios que mostram desde o número de sessões até mesmo os dispositivos usados pelos usuários;
- Google Search Console: oferece uma análise de SEO mais técnica, ou seja, a interação do site com o próprio Google. Com essa ferramenta é possível obter relatórios sobre o tráfego orgânico do endereço e as palavras-chave que o usuário pesquisou antes de cair no seu site. Além disso, a ferramenta também aponta erros comuns que prejudicam o seu posicionamento;
- SemRush: com um investimento financeiro, é possível obter uma das ferramentas de SEO mais queridas do mercado. No SemRush, é possível analisar não só o seu site, como os da concorrência para entender a eficiência da sua estratégia. E apesar de não ser o foco desse texto, vale saber que o SemRush pode até analisar campanhas de Google Ads e redes sociais.
Mas de nada adianta ter todas essas ferramentas sem saber onde e o que olhar para garantir uma boa análise de SEO. É claro que as medidas e os objetivos de cada empresa são diferentes, mas algumas métricas que costumam ser avaliadas em todos os projetos são:
- Canal de acesso;
- Número de sessões;
- Permanência no site;
- Número de usuários únicos;
- Número de novos usuários;
- Páginas por visita;
- SERP por palavra-chave.
Como você pode ver, a análise de SEO é um processo complexo e que pode tomar muito tempo da empresa – especialmente para quem deseja levar essa estratégia a sério. O SEO é um trabalho com resultados de médio a longo prazo e precisa de profissionais experientes na área para transformar o seu blog em uma máquina de acessos orgânicos. Aqui na Reden nós trabalhamos com SEO em todos os níveis: desde a produção de conteúdo voltada para o buscador até a criação e gestão da UX do site.