Não é segredo que o ambiente digital é super competitivo e se destacar nele é um desafio constante. Usar o cashback pode ser uma estratégia a ser utilizada a favor da sua empresa para atrair e fidelizar clientes.
Quer saber como? Separamos cinco dicas para implementar a estratégia e vender cada vez mais. Continue a leitura e confira!
Sobre o que a gente vai falar:
O que é cashback?
Cashback (dinheiro de volta, na tradução) é o processo onde, ao fazer uma compra, parte do valor volta para o comprador. Muito utilizado por bancos digitais e grandes marcas, a estratégia de recompensa vem ganhando ainda mais força no Brasil.
Afinal, quem não quer ter uma porcentagem do que foi gasto de volta em sua carteira, não é mesmo?
E é pensando nisso que a estratégia do “dinheiro de volta” passou a ser utilizada como mais uma maneira de chamar a atenção dos consumidores e fidelizá-los. Mas atenção: não basta apenas oferecer o cashback!
Existem outros fatores que precisam estar interligados para que o cliente tenha uma boa experiência e retorne sempre.
Cashback + Marketing = fidelização
Quando esse incentivo a compra é trabalhado aliado a estratégias de marketing e também de atendimento ao cliente, é muito provável que esse cliente seja fidelizado. Caso apenas o cashback seja utilizado como uma maneira de atração do cliente, ele pode comprar uma vez e não voltar mais.
O motivo é simples: mesmo que ele tenha um percentual do dinheiro de volta, sem uma estratégia de marketing atrelada, não haverá um trabalho de pós-venda com esse lead.
Assim como, se não houver um bom atendimento ao cliente, é bem provável que ele se lembre e não retorne a comprar o produto ou serviço pois não teve uma boa experiência.
Portanto, caso queira implementar o cashback para fidelizar seus clientes, o atrele a alguma estratégia de marketing e a um atendimento eficiente.
Leia também: SEO: tudo sobre a principal estratégia do Marketing Digital
Passo a passo para fidelizar com a estratégia
Até aqui você já entendeu o que é e como é importante aliar o cashback ao marketing para atrair e fidelizar clientes. Mas, como fazer essa fidelização?
Para te ajudar, separamos cinco passos que vão te guiar nesse caminho. São eles:
- saiba quem são seus clientes;
- aplique a estratégia de marketing de relacionamento;
- ofereça benefícios com as indicações;
- não deixe o cliente esquecer do cashback;
- invista no treinamento das equipes de atendimento e vendas.
Confira a seguir os detalhes de cada um dos passos.
1. Saiba quem são seus clientes
O primeiro passo para que a fidelização tenha eficácia é conhecer quem é o seu público e seus potenciais clientes. Para a estratégia, é importante que se construa a buyer persona do seu negócio.
De forma resumida, podemos afirmar que a buyer persona é um personagem semi fictício que possui todas as características do comprador ideal do produto ou serviço da sua empresa.
Para isso, é importante que sejam coletados dados sobre os seus clientes e então começar a traçar a melhor estratégia para alcançá-los.
2. Aplique a estratégia de marketing de relacionamento
Como explicamos anteriormente, não adianta apenas garantir uma porcentagem do dinheiro de volta para fidelizar esse cliente. É preciso aliar alguma estratégia de marketing.
Uma das mais recomendadas é a estratégia de marketing de relacionamento. Nela, os agentes de atendimento ao cliente, suporte e vendas são os responsáveis por garantir uma boa experiência ao consumidor, para que ele tenha a melhor impressão da empresa.
3. Ofereça benefícios com as indicações
A terceira dica envolve oferecer mais benefícios ao comprar o produto ou serviço da empresa. Como? Fazendo com que esse cliente indique sua marca para outras pessoas.
Essa estratégia é muito boa, pois outras pessoas serão influenciadas a comprar da sua empresa por alguém que ela já confia. E a pessoa que indicou também vai ganhar com isso, pois terá outros benefícios com a indicação.
Ou seja, é um ciclo onde todos ganham!
4. Não deixe o cliente esquecer do cashback
Em um mundo digital é comum as pessoas ficarem dispersas e esquecerem das coisas, mesmo quando elas propõem benefícios. Portanto, relembre seus clientes que eles possuem a opção de ter parte do seu dinheiro de volta ao realizar alguma compra.
5. Invista no treinamento das equipes de atendimento e vendas
A última dica é também uma das mais importantes: treine as equipes que têm contato direto com os clientes. Afinal, não basta ter benefícios e uma estratégia de marketing potente se o atendimento não for bom.
Agora que já entendeu tudo sobre o que é e qual o papel do cashback no marketing, que tal seguir investindo no setor de marketing da sua empresa? A Reden pode te ajudar com isso!Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!