Com o avanço tecnológico, o percurso para conquistar cada vez mais clientes ou pessoas interessadas nos produtos/serviços de um negócio precisa passar pelo ambiente digital. Mas apenas ter isso em mente não é suficiente, afinal é necessário analisar como essa atração será feita.
E é aí que entra uma escolha muito importante: investir em gerar tráfego orgânico ou tráfego pago?
Para te ajudar nessa decisão, preparamos um conteúdo completo para entender o que são cada um dos tráfegos, diferenças e exemplos de estratégias que podem ser utilizadas em cada um dos casos.
Continue a leitura para não perder nada!
Sobre o que a gente vai falar:
O que é tráfego orgânico?
Pode-se entender como tráfego orgânico basicamente o número ou quantidade de acessos conquistados de maneira que não sejam necessários anúncios. Geralmente esse fluxo vem de pesquisas no Google, mas também pode acontecer de maneira direta, a partir de redes sociais ou de outros sites que referenciam seu negócio.
Mesmo que não seja investido uma parte da receita para anúncios, para conseguir clientes a partir do tráfego orgânico no seu negócio é preciso investir em:
- equipes capacitadas;
- ferramentas necessárias para aplicar as estratégias;
- um bom site.
Além disso, é preciso ter em mente que decidir aplicar alguma estratégia focada em conseguir tráfego orgânico requer paciência. Mas, em contrapartida, se bem feita, os resultados são duradouros.
Exemplos de estratégias orgânicas
Como comentamos anteriormente, existem algumas maneiras de obter tráfego orgânico no seu negócio, mas como fazer com que isso aconteça? Existem algumas estratégias que, quando aplicadas, possibilitam um melhor ranqueamento no Google e reconhecimento de marca.
Entre as principais podemos citar:
- Marketing de conteúdo;
- SEO;
- Link Building.
Todas elas fazem parte do “guarda-chuva” do Inbound Marketing e são focadas na construção de conteúdos relevantes e que sigam os princípios básicos do Google.
Também pode te interessar: SEO ou PPC: quando utilizar? Entenda o que são + diferenças
O que é tráfego pago?
Entender as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago passa, antes de qualquer coisa, pela compreensão de cada um deles separadamente. Enquanto no tráfego orgânico temos a conquista “gratuita”, no tráfego pago ela é feita por meio de anúncios pagos, como o próprio nome já deixa claro.
Leia mais sobre Tráfego Pago neste post exclusivo!
Esses anúncios podem ser feitos no Google para aparecer como um resultado de pesquisa, mas também existem opções no Youtube, Instagram e LinkedIn, por exemplo.
Algo para se atentar no tráfego pago é que os anúncios possuem limite de tempo de veiculação. Esse limite dependerá da quantia investida no anúncio e também do Custo por Clique que ele possui.
Exemplos de estratégias pagas
Tendo todos os pontos anteriores em mente, o que é preciso para implementar uma estratégia para conquistar clientes por tráfego pago? Podemos citar alguns passos principais:
- entender o que é o seu negócio;
- contratar analista de mídia paga e copywriter;
- escolher onde quer anunciar a sua marca.
Os anúncios no Google Ads são talvez uma das estratégias pagas mais conhecidas. O motivo? É só o principal mecanismo de busca digital! Ou seja, seu potencial cliente com certeza passará por lá.
Tráfego orgânico x tráfego pago: qual é o melhor?
Entendido o que é e quais as principais diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, a pergunta que não quer calar é: qual é o melhor? E aí nós só temos uma resposta para você:
Depende.
É preciso avaliar o momento do seu negócio, do mercado em que está inserido, a jornada de busca e de consumo dos seus clientes e também o planejamento financeiro.
Tudo isso irá impactar sobre se a empresa precisa de mais tráfego o mais rápido possível, se possui receita para arcar com anúncios ou se é melhor realizar uma estratégia de médio prazo e investir em profissionais que realizem bons conteúdos para fortalecer a marca.
Dê um UP na sua estratégia de marketing digital!
Agora que já sabe as diferenças de tráfego orgânico e tráfego pago, que tal dar atenção também às estratégias de marketing digital? A Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!
Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você: