Como melhorar o posicionamento de um site médico no Google?

Como melhorar o posicionamento de um site médico no Google

Você já parou para pensar como algumas empresas conseguem alcançar bom posicionamento no Google com um site médico? Talvez o segredo que quase ninguém te contou é uma palavrinha em inglês chamada SEO ou “Search Engine Optimization”. Essa otimização para motores de busca, como também é conhecida em português, é um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar sites nos buscadores.

E é sobre isso que vamos falar hoje! Continue a leitura para encontrar as principais estratégias para posicionar seu site no Google e atrair muitos pacientes

5 passos para posicionar seu site médico

A concorrência no mundo digital é grande, assim como no mundo real. Por isso, é necessário contar com técnicas que auxiliem seu site a aparecer nos buscadores.

Sabe quando um paciente liga para o plano de saúde pedindo a lista de médicos de um segmento específico? No Google funciona basicamente da mesma forma. 

O usuário pesquisa o tipo de médico que deseja e a plataforma de busca vai sugerir algumas clínicas e sites. Mas para isso a página do site precisa estar indexada e bem posicionada.

Por isso, confira abaixo 5 estratégias para posicionar um site médico no Google:

1. Defina personas para o site médico

Existem três elementos que precisamos considerar ao realizar qualquer tipo de comunicação:

  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem.

O emissor é você, o receptor é o seu cliente em potencial e a mensagem é o conteúdo que será desenvolvido. É por isso que conhecer os tipos de personas e defini-las são os primeiros passos para iniciar seu posicionamento na internet

Ao saber com quem você está se comunicando – ou seja, ao criar uma persona – é possível direcionar o conteúdo correto para cada etapa do funil de vendas que o cliente se encontra.

Leia também: Entenda o que é marketing médico e como atingir seu público-alvo

2. Escolha palavras-chave adequadas 

Escolher palavras-chave é uma etapa fundamental para o sucesso do seu site médico. Para isso deve-se considerar o nicho que seu site médico está inserido, a sua persona e a concorrência do termo.

Por exemplo, se o site é no segmento de odontologia, algumas sugestões de palavras-chave são “ortodontia”, “aparelho ortodôntico”, “clareamento dental” e outros.

Além disso, algumas ferramentas que podem ajudar na hora de escolher palavras-chave são:

3. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo faz parte da estratégia de inbound marketing e visa oferecer conteúdos de qualidade para sanar dúvidas e resolver problemas dos usuários

Por meio dessa estratégia é possível construir uma imagem de autoridade e especialista na área médica, o que ajuda no seu posicionamento.

Além disso, utilizar palavras-chave para guiar esses conteúdos é uma exigência para garantir mais chances de ranqueamento no Google. 

4. Utilize técnicas de link building

A técnica de link building é outra opção para garantir o posicionamento do seu site médico. Isso porque essa estratégia de SEO visa obter links externos direcionando para o seu site.

Esses backlinks são considerados pelo Google como um sinal de autoridade. Quanto mais links direcionados para ele, maior a relevância e autoridade da sua página — o que é ótimo para melhorar o posicionamento.

Sendo assim, algumas técnicas que você pode usar na sua página, são:

  • Parcerias: realizar parceria com outros sites médicos relevantes para seu público;
  • Guest post: conversar com outros sites para ter um artigo seu publicado lá, em troca de um link direcionado para o seu site.

5. Garanta uma ótima experiência do usuário

Oferecer ao visitante uma boa experiência com o seu site médico irá ajudar demais no posicionamento no Google. 

Além disso, no marketing a experiência do usuário é prioridade e isso pode gerar mais conversões. Ou seja, mais pessoas para entrar em contato com a clínica ou marcar uma consulta.

Algumas dicas para melhorar a experiência do usuário são:

  • Facilidade de navegação: o site deve ser intuitivo e bem organizado;
  • Responsividade: precisa se adaptar a diferentes tamanhos de tela, incluindo celulares e tablets;
  • Carregamento rápido: sites que demoram muito para carregar tendem a ter altas taxas de rejeição.

Que tal melhorar o posicionamento do seu site? A Agência Reden conta com uma equipe especializada em SEO pronta para ajudar seu site a aparecer na primeira página do Google.

Agende agora mesmo uma reunião e dê os primeiros passos para alcançar ótimos resultados com seu site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.