Agência Reden

Guia do Pós-vendas: o que é e como fazer? Aprenda!

pós-vendas - mulher segurando tablet com relatório

Preocupar-se com o volume de vendas da empresa é algo comum entre todo tipo de empreendedor. Mas, algo que também merece atenção é a etapa que acontece após concluir uma venda: o pós-vendas.

Tornar um cliente fiel à marca é algo que precisa ser estruturado e ter estratégia para que, além de fidelizado, ele seja também um propulsor do seu negócio. 

Quer entender como isso pode ser feito? Então continue a leitura para aprender como fazer uma estratégia de pós-venda eficiente!

O que é um pós-vendas?

Pós-venda, como o próprio nome já indica, é a etapa que acontece após ser efetuada uma venda. Geralmente realizada pelo setor de atendimento de uma empresa, ele também pode ter auxílio da equipe de marketing.

Um pós-venda bem feito pode ter um impacto positivo direto na experiência do cliente com a sua marca. Neste sentido, aumenta-se as chances de fidelização e feedbacks positivos.

Por falar em promover uma boa experiência ao cliente, um relatório feito pela Zendesk demonstra bem a importância desta ação:

Também pode te interessar: Como encantar clientes? Principais dicas para o sucesso!

Por que fazer?

Além da motivação de oferecer uma melhor experiência ao cliente, existem outras motivações para se fazer um pós-vendas. Entre elas podemos citar:

Dito isto, não há mais dúvidas sobre fazer ou não um pós-vendas eficiente, né?! 😅 

Como fazer um pós-vendas e fidelizar clientes? 4 dicas

Até aqui você já entendeu o que é e os motivos de fazer um pós-venda no seu negócio. Mas, como fazer? 

Foi pensando em te ajudar nessa missão que separamos 5 dicas para colocar essa estratégia em prática e tornar cada vez mais clientes fiéis à sua marca. São elas:

Confira a seguir os detalhes de cada uma delas.

1. Entenda o funil do pós-venda

O funil de vendas é um meio para acompanhar a jornada do cliente até efetuar a compra de um produto ou serviço. Mas, e no pós-venda? Como analisar se essa pessoa está mais propícia para se tornar fiel à marca ou não?

E é aí que entra o funil do pós-venda. Ele possui quatro etapas:

Compreender em qual etapa este cliente se encontra é muito importante para conduzir uma comunicação pós-venda eficiente.

2. Invista em um CRM de vendas

O segundo passo é investir em um CRM de vendas. Com esse software, suas equipes de atendimento e vendas terão todos os dados de clientes armazenados em um só ambiente. 

Além disso, é possível acompanhar cada etapa dos clientes no pós-venda. Isso facilita a aplicação de estratégias respeitando o processo de cada pessoa.

3. Mantenha-se próximo ao cliente

Outra dica importante no pós-venda é manter-se próximo ao cliente. Mas sem exageros, pois isso pode demonstrar a impressão errada ao cliente e fazê-lo se afastar. 

4. Defina as estratégias que serão utilizadas

Para evitar o afastamento citado na dica anterior, é preciso definir quais estratégias serão utilizadas de acordo com as etapas do funil do pós-venda. Dentre as mais utilizadas estão:

Avance na sua estratégia de marketing!

Agora que já sabe o que é um pós-venda e como utilizá-lo na sua empresa, que tal dar atenção também às estratégias de marketing digital? A Reden pode te ajudar com isso!

Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você:

Sair da versão mobile