Agência Reden

Faça a Matriz BCG do seu negócio e pare de desperdiçar dinheiro!

Que seres vivos possuem ciclo de vida todo mundo sabe, mas você sabia que os produtos da sua empresa também possuem diferentes etapas? 

Uma maneira de avaliar o progresso das etapas da vida de cada produto é aplicar a Matriz BCG. Com essa técnica é possível avaliar se está sendo proveitoso ofertar tal produto ou serviço. 

Ou seja, a partir dessa análise, pode-se investir mais em algum produto que esteja em amplo desenvolvimento comercial. Assim como realocar recursos que estavam sendo colocados em produtos que não estão rendendo o suficiente.

Quer saber como utilizar a Matriz BCG a seu favor? Então continue por aqui para entender tudo sobre o assunto!

O que é Matriz BCG?

Matriz BCG é uma técnica utilizada na gestão de negócios para avaliar o desempenho dos produtos de uma empresa no mercado em que ela atua. O nome da técnica ser “BCG” está diretamente relacionada à primeira utilização da mesma.

Em 1970, a matriz BCG foi criada por Bruce Henderson, que a aplicou na empresa norte-americana Boston Consulting Group (BCG). A técnica, assim como a metodologia Canvas, pretende apresentar pontos de maneira visual. 

Para que a análise alcance os objetivos desejados, dois fatores principais precisam ser observados:

A partir dessa avaliação, as ideias são divididas em quadrantes que mostraremos mais adiante na etapa de como fazer a Matriz BCG do seu negócio.

Importância e benefícios

Que a matriz BCG faz parte de um processo utilizado na gestão de negócios para analisar o produto da empresa, já ficou claro. Mas quais são os reais benefícios da técnica? 🤔

Podemos citar alguns principais, como:

Também pode te interessar: Plano de negócios: o que é e como elaborar em 7 passos

Como fazer a Matriz BCG do seu negócio?

Até aqui você já entendeu o que é e quais os benefícios para a sua empresa de aplicar a técnica da matriz BCG. Mas, como fazer isso? 

Separamos três passos para que a metodologia seja aplicada de maneira eficiente. São eles:

Confira a seguir como colocá-los em prática.

1. Faça uma lista de todos os produtos da empresa

O primeiro passo é o mais básico, afinal a matriz BCG se trata de uma análise dos produtos da empresa. Nesse sentido, é preciso ter uma lista com todos os produtos.

É importante que essa lista seja feita com informações para além de somente o nome do produto. Coloque nela dados importantes para a análise, como volume de vendas e valor do produto. 

DICA: ordene os produtos por volume de venda, pois isso facilitará o segundo passo.

2. Os aloque em cada um dos quadrantes da matriz

Nesta etapa é quando você montará a matriz de fato. Portanto, em uma folha, fala uma linha vertical e outra horizontal se cruzando. A partir disso será possível observar que se criou quatro quadros

Neles serão alocados os 4 quadrantes da matriz BCG, dividida também em dois blocos: alto e baixo. Em cada um desses quadrantes você colocará as seguintes imagens: estrela, interrogação, vaca e abacaxi

matriz bcg exemplo

A partir disso, aloque os produtos em cada um dos quadrantes entendendo que:

3. Defina a estratégia

Com os produtos alocados nos quadrantes, é hora de definir a estratégia que será realizada para a melhor alocação de recursos nos produtos da empresa.

Quer fazer mais pela sua empresa?

Agora que já sabe o que é, qual a importância e como fazer a matriz BCG da sua empresa, que tal pensar também nas estratégias de marketing da sua empresa? A Reden pode te ajudar com isso!

Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você:

Sair da versão mobile