Que seres vivos possuem ciclo de vida todo mundo sabe, mas você sabia que os produtos da sua empresa também possuem diferentes etapas?
Uma maneira de avaliar o progresso das etapas da vida de cada produto é aplicar a Matriz BCG. Com essa técnica é possível avaliar se está sendo proveitoso ofertar tal produto ou serviço.
Ou seja, a partir dessa análise, pode-se investir mais em algum produto que esteja em amplo desenvolvimento comercial. Assim como realocar recursos que estavam sendo colocados em produtos que não estão rendendo o suficiente.
Quer saber como utilizar a Matriz BCG a seu favor? Então continue por aqui para entender tudo sobre o assunto!
Sobre o que a gente vai falar:
O que é Matriz BCG?
Matriz BCG é uma técnica utilizada na gestão de negócios para avaliar o desempenho dos produtos de uma empresa no mercado em que ela atua. O nome da técnica ser “BCG” está diretamente relacionada à primeira utilização da mesma.
Em 1970, a matriz BCG foi criada por Bruce Henderson, que a aplicou na empresa norte-americana Boston Consulting Group (BCG). A técnica, assim como a metodologia Canvas, pretende apresentar pontos de maneira visual.
Para que a análise alcance os objetivos desejados, dois fatores principais precisam ser observados:
- participação no mercado;
- potencial de crescimento.
A partir dessa avaliação, as ideias são divididas em quadrantes que mostraremos mais adiante na etapa de como fazer a Matriz BCG do seu negócio.
Importância e benefícios
Que a matriz BCG faz parte de um processo utilizado na gestão de negócios para analisar o produto da empresa, já ficou claro. Mas quais são os reais benefícios da técnica? 🤔
Podemos citar alguns principais, como:
- as decisões passam a ter maior embasamento em dados;
- priorização de produtos com maiores vantagens no mercado;
- investimentos melhor direcionados;
- compreensão dos pontos fortes do portfólio de produtos de uma empresa;
- aumenta a vantagem competitiva.
Também pode te interessar: Plano de negócios: o que é e como elaborar em 7 passos
Como fazer a Matriz BCG do seu negócio?
Até aqui você já entendeu o que é e quais os benefícios para a sua empresa de aplicar a técnica da matriz BCG. Mas, como fazer isso?
Separamos três passos para que a metodologia seja aplicada de maneira eficiente. São eles:
- Faça uma lista de todos os produtos da empresa;
- Os aloque em cada um dos quadrantes da matriz;
- Defina a estratégia a ser seguida.
Confira a seguir como colocá-los em prática.
1. Faça uma lista de todos os produtos da empresa
O primeiro passo é o mais básico, afinal a matriz BCG se trata de uma análise dos produtos da empresa. Nesse sentido, é preciso ter uma lista com todos os produtos.
É importante que essa lista seja feita com informações para além de somente o nome do produto. Coloque nela dados importantes para a análise, como volume de vendas e valor do produto.
DICA: ordene os produtos por volume de venda, pois isso facilitará o segundo passo.
2. Os aloque em cada um dos quadrantes da matriz
Nesta etapa é quando você montará a matriz de fato. Portanto, em uma folha, fala uma linha vertical e outra horizontal se cruzando. A partir disso será possível observar que se criou quatro quadros.
Neles serão alocados os 4 quadrantes da matriz BCG, dividida também em dois blocos: alto e baixo. Em cada um desses quadrantes você colocará as seguintes imagens: estrela, interrogação, vaca e abacaxi.
A partir disso, aloque os produtos em cada um dos quadrantes entendendo que:
- Estrela: produtos com ampla concorrência no mercado e que possuem boa adesão dos consumidores. Mas, é preciso investir um pouco mais de recursos para “ganhar” a disputa com os concorrentes;
- Interrogação: produtos que não possuem tanta participação, geralmente recém-lançados, mas que podem crescer rapidamente no mercado. Neste quadrante a cautela e análise de dados são essenciais;
- Vaca leiteira: produtos que são os de maior sucesso. Ou seja, aqueles que estão consolidados no mercado e que possuem boa saída sem demandar tanto esforço das equipes;
- Abacaxi: produtos que não geram mais lucro para a empresa. É necessário avaliar se ainda vale a pena mantê-lo em seu estoque.
3. Defina a estratégia
Com os produtos alocados nos quadrantes, é hora de definir a estratégia que será realizada para a melhor alocação de recursos nos produtos da empresa.
Quer fazer mais pela sua empresa?
Agora que já sabe o que é, qual a importância e como fazer a matriz BCG da sua empresa, que tal pensar também nas estratégias de marketing da sua empresa? A Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!
Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você: