Agência Reden

Quer utilizar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing? Entenda como!

gatilhos mentais

Quem nunca fez aquela compra com a seguinte frase na cabeça: “Eu mereço”? 

Muitas vezes, essas decisões são impulsionadas por gatilhos mentais no marketing e também nas vendas. Quer entender mais como eles funcionam? Continue por aqui para entender tudo sobre o assunto!

O que são gatilhos mentais?

Pode-se entender gatilhos mentais como uma parte da psicologia que analisa o que estimula uma pessoa para a ação. Direcionando essa ideia para o marketing, é quando um lead ou prospect é impactado, em algum nível, que o faz agir para conhecer mais o seu negócio.

Quer um exemplo mais prático? Imagine então a seguinte situação:

Carla está pesquisando valores de quartos em pousadas para a sua próxima viagem. Na procura ela encontra um com preço e localização ótimos e a seguinte frase piscando abaixo da imagem do quarto: Corra! Restam apenas 2 reservas para o seu dia!

Para não perder a oferta, ela decide fazer o negócio. Percebe o que fez Carla agir? Esse é só um dos vários tipos de gatilhos mentais, o de escassez

Também pode te interessar: Como encantar clientes? Principais dicas para o sucesso!

Tipos de gatilhos mentais

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados nos setores de marketing e vendas de uma empresa. Mas podemos citar 5 como principais, são eles:

Quer conhecer mais alguns outros gatilhos mentais que podem ser usados no marketing da sua empresa? Então confira esse vídeo aqui embaixo:

5 dicas para usar os gatilhos no marketing

Até aqui você já entendeu o que são gatilhos mentais além dos principais tipos utilizados dentro das áreas de marketing e vendas de uma empresa. Mas a pergunta que não quer calar é: como utilizá-los na prática? 

Separamos algumas dicas para os 5 gatilhos mentais: escassez, reciprocidade, autoridade, prova social e novidade. Confira a seguir!

1. Escassez

Como já mostramos com o exemplo da Carla ali em cima, o gatilho de escassez ou urgência prevê que um produto ou serviço estará disponível por tempo limitado. Com o medo de perder, o cliente pratica a ação de adquirir o produto. 

Esse gatilho é muito visto em promoções, por exemplo.

2. Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é possível ser visualizado quando algum tipo de “mimo” é enviado ao cliente sem que ele precise pagar nada por isso. Há uma necessidade de agradecer pelo presente, que pode vir com outras compras ou até mesmo com divulgação da sua marca.

3. Autoridade

O terceiro dos 5 gatilhos mentais é o de autoridade. Para que sua empresa vire autoridade no assunto, uma boa estratégia é utilizar o marketing de conteúdo

Realizando conteúdos informativos, com dicas e auxilio aos clientes e possíveis clientes, seu negócio estará muito mais próximo de ser visto como uma marca de autoridade. 

Leia também: SEO: lista com 5 tipos de palavras de transição!

4. Prova social

Para além do boca a boca, o gatilho da prova social pode ser trabalhado no discurso de venda ou promoção de um produto ou serviço. Como? Dando destaque aos produtos mais vendidos em sua loja e também os motivos para tal. 

Quando muitas pessoas utilizam uma coisa, é mais comum que outras a escolha.

5. Novidade

Por último, mas não menos importante, está o gatilho de novidade. É certo que ninguém quer ficar para trás na evolução do mundo e também dos produtos. 

Neste sentido, trabalhar no marketing a ideia de que uma novidade está chegando e que poucas pessoas ainda o possuem, é uma excelente aposta. 

Tá na hora de trabalhar a sua estratégia de marketing!

Agora que já sabe o que são e como utilizar os gatilhos mentais na sua empresa, que tal dar atenção também às estratégias de marketing digital? A Reden pode te ajudar com isso!

Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você:

Sair da versão mobile