Todo empreendedor, seja ele novo no mercado ou não, precisa estar ciente e atento sobre as questões estratégicas da empresa. Para auxiliar nessa análise e acompanhamento existem diversos métodos, sendo um dos mais conhecidos o Canvas.
Mas você sabe o que é essa metodologia? 🤔
Continue por aqui para entender tudo sobre ela e como, de fato, o Business Model Canvas pode te ajudar na estruturação de um modelo de negócios mais eficiente na sua empresa. Vem com a gente!
Sobre o que a gente vai falar:
O que é o método Canvas?
O Modelo de Negócios Canvas, ou simplesmente Canvas, é uma metodologia que ajuda o empreendedor a visualizar de maneira mais simples e direta a situação atual do seu negócio. Esse modelo funciona basicamente como um mapa visual, onde cada aspecto da empresa é dividido em blocos.
Também pode te interessar ➞ Plano de negócios: o que é e como elaborar em 7 passos
Longe de ser um processo burocrático e demorado, com o Canvas a elaboração de uma estratégia ganha dinamismo e praticidade. Uma ideia para fazer com que essa atividade seja ainda mais produtiva é reunir pessoas chaves de todos os setores da empresa para que o modelo seja montado a partir de um brainstorm.
FICA COM ESSA DICA: usar post-its pode deixar tudo ainda mais dinâmico e visual.
Veja abaixo um exemplo de modelo Canvas.
Importância da técnica
Entendendo o que é um método Canvas, é comum que surja a dúvida sobre qual é a real importância dessa técnica. Como mencionamos anteriormente, ter uma estratégia bem elaborada e pensada a partir da realidade do seu negócio é parte primordial para o crescimento do mesmo.
Nesse sentido, contar com esta técnica faz com que se entenda:
- o que seu negócio quer transmitir e vender;
- como isso será feito;
- para quem os produtos e serviços da sua empresa serão úteis;
- quanto de recursos será necessário investir.
Leia também: O que é e como fazer o Marketing Estratégico de um negócio? Entenda!
Como fazer um modelo de Canvas? 9 passos
Passamos pela teoria agora é hora de colocar a mão na massa! Confira a seguir os 9 passos para montar um modelo Canvas do seu negócio.
1. Proposta de valor
O primeiro passo é montar o quadro de proposta de valor. Nessa etapa é preciso definir qual o valor que sua empresa entrega ao público-alvo e clientes.
Aqui também podem ser incluídos os diferenciais do seu negócio, independentemente de onde ele venha. Sua empresa é forte no produto/serviço prestado? Ou é o atendimento ao cliente que é a cereja do bolo? Questione-se!
2. Segmento de públicos
Aqui é o momento onde você procura entender melhor quem são os seus clientes. Descobrindo quem são, segmente-os em grupos para compreender como se comunicar com cada um deles.
3. Canais de alcance de clientes
Neste terceiro passo do modelo Canvas serão definidos os canais de comunicação utilizados para alcançar seus clientes e leads. Tenha em mente todos os estágios do funil de vendas para não deixar de fora nenhuma oportunidade.
4. Relacionamento com clientes
Pensa com a gente: de quê adianta alcançar cada vez mais clientes se o relacionamento com eles não é eficaz? Por esse motivo, um dos quadros precisa refletir sobre como será a experiência do cliente na sua empresa.
Nesta etapa é importante já pensar em ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Alguns exemplos são softwares de automação de marketing e CRMs de vendas.
5. Fontes de receita
Neste quadrante analise como entrará receita (🤑) na sua empresa.
6. Principais recursos do negócio
Do que o seu negócio precisa para funcionar a pleno vapor? É essa pergunta que irá nortear o quadro dos principais recursos necessários para a empresa. Avalie de maneira consciente e responsável, pensando nos gastos e lucros a curto, médio e longo prazo.
7. Atividades chave
A partir da proposta de valor e dos recursos que possui, é hora de definir quais serão as principais atividades realizadas na sua empresa.
8. Parcerias
Esse passo é bem semelhante à definição de atividades chave. Mas, no caso das parcerias, é preciso entender quais são as principais e o que elas fazem que sua empresa não poderá deixar de contar.
9. Estrutura de custos
Por último, mas longe de ser menos importante no modelo Canvas, está a montagem de uma estrutura de custos. Com todos os outros passos definidos, avalie todos os custos necessários para fazê-los funcionar de maneira eficiente.
Saiba mais
Agora que já sabe o que é, a importância e como fazer um modelo Canvas, que tal pensar também nas estratégias de marketing da sua empresa? A Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!
Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você: