“Foto de mulher tomando café”. “Cachorro feliz brincando”. “Reunião com equipe multirracial”. Se você trabalha com criação, provavelmente já precisou fazer buscas como essas em vários bancos de imagens gratuitos até encontrar o que buscava.
Mas chega de tanta busca! Nós selecionamos os cinco melhores bancos de imagens gratuitos para te ajudar a levar mais qualidade, beleza e economia aos seus posts. Vamos lá?
Sobre o que a gente vai falar:
Quais são os melhores bancos de imagens gratuitos?
Pixabay
O Pixabay se tornou um dos mais conhecidos bancos de imagens gratuitos na internet – e com razão. Nele são disponibilizadas fotos, imagens vetoriais, ilustrações, vídeos, músicas e até efeitos especiais para serem usados sem custo.
Com mais de 1 milhão de arquivos, o site também possui vários filtros para facilitar na busca. Com eles, é possível selecionar tamanhos, orientação e até cores na busca.
Nappy
Você já reparou que os bancos de imagens gratuitos não possuem uma grande variedade de fotos com pessoas negras e pardas? Foi isso que inspirou a criação do Nappy, banco focado exclusivamente nesse público.
Com quase 30 mil fotos, ele traz pessoas negras e pardas em reuniões, tomando um café com os amigos ou assistindo televisão. E se você não encontrar a foto que precisa, pode até solicitar uma foto para o banco!
Pexels
Agora vamos falar de um dos bancos prediletos da Agência Reden: o Pexels. Com fotos visualmente bonitas e bem fotografadas, ele sai do comum quando pensando em “fotos de bancos de imagens gratuitos”.
Além de um ótimo catálogo, ele também dá a opção de buscar por cores, tamanho e orientação da foto.
Burst
Outro banco de imagens gratuito mais recente no mercado, o completo Burst pertence à plataforma de e-commerce Shopify. Eles também buscam mais diversidade nas fotos, além de trazerem descrições das imagens traduzidas para pessoas com deficiência visual.
Unsplash
Um dos maiores bancos de imagens gratuitos, o Unsplash conta com aproximadamente 1 milhão de arquivos disponibilizados por mais de 100 mil usuários. Sua busca também possibilita filtros como orientação e cores.
Mas o mais legal do Unsplash é a possibilidade de fazer uma busca visual. É só arrastar ou subir uma imagem e a plataforma te dará imagens similares e gratuitas para uso.
Vale a pena conferir: Marketing digital para autônomos: 5 dicas com economia 🤑
Quais os cuidados necessários ao escolher um banco de imagens gratuito?
Agora que você já conheceu alguns dos principais bancos de imagens gratuitos disponíveis no mercado, é hora de saber quais cuidados tomar para aproveitar ao máximo esse espaço online.
Atenção redobrada na escolha dos termos para busca
Se você sente que nunca encontra a imagem que precisa, pode ser que o problema esteja nos termos que você seleciona para a busca.
Essas palavras-chave devem descrever ou fazer referência ao que você deseja ver na fotografia. Ou seja, ao invés de buscar “amigos”, é melhor digitar “grupo de jovens multirraciais rindo”.
Para aumentar a busca, você pode pesquisar termos em inglês. E se mesmo assim você ainda tiver dificuldades para encontrar o que precisa, você pode usar o Google Imagens para “treinar” a melhor busca possível.
Cuidado com a resolução das imagens
Uma das piores experiências que um usuário pode ter é entrar em um site ou perfil de rede social, como o Instagram, com imagens quadriculadas e borradas. Nada adianta buscar o melhor banco de imagens gratuito se você não tomar o cuidado de baixar uma foto com um bom tamanho.
Agora nós vamos te gerar confusão: na internet, a imagem também não pode ser muito pesada, pois isso pode afetar o carregamento da página. Esse é um ponto de atenção para quem produz conteúdos SEO, por exemplo.
<iframe allow=”autoplay *; encrypted-media *; fullscreen *; clipboard-write” frameborder=”0″ height=”175″ style=”width:100%;max-width:660px;overflow:hidden;background:transparent;” sandbox=”allow-forms allow-popups allow-same-origin allow-scripts allow-storage-access-by-user-activation allow-top-navigation-by-user-activation” src=”https://embed.podcasts.apple.com/us/podcast/epis%C3%B3dio-10-tudo-sobre-seo/id1514661234?i=1000577250651″></iframe>
Calma, nós temos a solução: após baixar a imagem e editá-la para ter o tamanho necessário para sua ação, você pode compactá-la no tinypng para ela ter um peso baixo sem perder qualidade.
Leia também: Como trabalhar com marketing digital? 5 dicas + cursos gratuitos
Confirme a licença de uso da imagem do banco de imagens
Muita atenção nesse ponto, pois ele pode ser a diferença entre uma economia saudável ou uma multa com muitos zeros. Quando você estiver selecionando um banco de imagens gratuito para sua empresa, você DEVE conferir qual tipo de licença de uso ele disponibiliza.
Existem bancos, por exemplo, que pedem um pagamento para incluir a foto ou ilustração em um material com tiragem superior a 500 mil exemplares. Já outros, liberam o uso em até 1 milhão de exemplares.
Ou seja, vale a pena investir alguns minutos lendo as licenças de cada banco para evitar gastos imprevistos no futuro.
Agora você está pronto para levar mais beleza e qualidade para suas artes
Esperamos que nossas cinco sugestões de bancos de imagens gratuitos te ajudem na produção de conteúdos. E se você precisa de uma ajuda extra na produção de conteúdos, o blog da Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital de um negócio. Conheça o nosso blog e aprenda com a gente!