Ao pensar em como funciona o armazenamento, análise dos dados dispostos na internet e ações realizadas nesse ambiente, o que você imagina? Independentemente do que seja imaginado, é comum que números e códigos façam parte desse pensamento.
Inserido nesse contexto está o algoritmo, que também está presente fora do mundo digital. Ficou confuso? Calma que vamos te explicar tudo sobre o assunto e como essa pequena palavra pode ser encontrada em diversos “mundos”.
Vem com a gente!
Sobre o que a gente vai falar:
O que é um algoritmo?
Algoritmo pode ser entendido como uma sequência de fatores que leva a uma ação. Ou seja, quando é realizado o “algo” X + o “algo” Y, espera-se o resultado Z.
Pode até parecer um pouco confuso no início, mas utilizamos algoritmos em diversas áreas da vida. Quer um exemplo?
Imagine que você quer ir até uma avenida na zona sul da cidade mas mora na zona norte, quais os passos necessários para fazer o trajeto?
- o primeiro é verificar as linhas de transporte público disponíveis;
- em seguida analisar o valor que será utilizado na passagem;
- encaminhar-se para o ponto de ônibus ou estação de trem ou metrô;
- chegar ao destino.
Claro, esse é apenas um exemplo mais simples, onde não seria necessário trocar de conduções, parar em outros locais, etc. Caso isso fosse necessário, bastaria adicionar as variáveis à sequência de fatores.
Mas a gente sabe o que você deve estar pensando: como isso se conecta aos algoritmos que tanto ouvimos falar na internet? 🤔
Esse é o próximo passo que vamos te explicar!
Principais algoritmos da internet
Se você utiliza muito redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram ou TikTok com certeza já viu alguns comentários como: “O algoritmo do Twitter está me sugerindo assuntos que não gosto” ou então “Nossa, o algoritmo do TikTok é perfeito!”.
Mas como isso se conecta ao significado de algoritmo que falamos anteriormente? Simples, a partir das variáveis de informação fornecidas para as plataformas, cria-se um sistema de priorização de conteúdos ou assuntos que mais forem do interesse da pessoa.
Dito isto, quais os principais algoritmos existentes na internet? São eles:
- Google: focado em dar maior visibilidade aos conteúdos e resultados de pesquisa mais relevantes para o público;
- Facebook: avalia a preferência, engajamento, níveis de amizade para sugerir o que será posto no feed da pessoa;
- Twitter: além de avaliar os conteúdos e perfis mais relevantes para a pessoa, a cronologia também conta nesta plataforma;
- Instagram: avalia o engajamento do perfil e postagem, além da relevância que aquele conteúdo terá para a pessoa;
- Youtube: considera relevância no assunto, tempo médio de visualização e também boas práticas de conteúdo, semelhantes às do Google.
Alguns outros exemplos de uso do algoritmo para proporcionar uma melhor experiência ao usuário estão nas plataformas de streaming como a Netflix, por exemplo, e também de música, como o Spotify.
Também pode te interessar: SEO: lista com 5 tipos de palavras de transição!
Como utilizá-los na sua estratégia de marketing digital?
Agora que já entendeu o que é e quais os tipos de algoritmos utilizados na internet, a pergunta que fica é: será que existe a possibilidade de usá-los na estratégia de marketing digital?
A resposta é… SIM!
Um bom exemplo é a utilização dos algoritmos do Google para fazer parte da estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, sendo a plataforma o principal buscador na internet, é natural que sejam respeitadas as “regras” que ela coloca.
Mas é preciso ficar atento, tá? Um algoritmo não é algo imutável, ou seja, ele será atualizado. Quando isso acontece é preciso analisar toda a sua estratégia e implementar as mudanças necessárias.
Isso serve para o Google e também para todos os outros principais algoritmos da internet que citamos ali em cima.
Em 2022, uma das maiores atualizações do Google foi a “Helpful Content Update”. A partir dela, conteúdos focados cada vez mais nas pessoas seriam ranqueados melhor do que aqueles simplesmente voltados para conseguir posições.
Dê um UP no marketing do seu negócio!
Agora que já sabe o que são e como utilizar os algoritmos na sua empresa, que tal dar atenção também às estratégias de marketing digital? A Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!
Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você: