Quer estabelecer uma comunicação mais próxima e efetiva com o seu público? Conhecer quais são os tipos de personas é uma ótima maneira de alcançar esse objetivo.
As personas são personagens semifictícios criados com base nas características dos seus clientes. Com elas, a montagem de estratégias de marketing se torna mais focada e detalhista.
Ficou curioso? Continue a leitura para compreender todos os traços que envolvem as personas.
Sobre o que a gente vai falar:
O que é persona?
Persona pode ser entendida como uma ferramenta que auxilia na aplicação de estratégias de marketing digital melhor direcionadas a um público de interesse. Para isso, cria-se personagens (persona) com base nas características físicas, sociais, emocionais e de consumo do seu público-alvo.
Por exemplo, a equipe de marketing de uma empresa de cosméticos analisou os dados de clientes e observou as seguintes informações:
- a maioria é composta por mulheres entre 25 e 50 anos;
- muitas trabalham no setor administrativo;
- se comunicam pelo WhatsApp;
- suas redes sociais favoritas variam entre Instagram e Facebook;
- possuem uma rotina agitada.
Com essas informações podemos montar uma primeira persona. Veja abaixo.
Laura, 35 anos, solteira, mãe de uma menina de 5 anos, é gerente geral de uma grande empresa de serviços de RH.
Seu perfil é extrovertido e analítico. Costuma encontrar as melhores soluções para seus clientes. Sua agenda é muito apertada, tem uma ajuda da mãe na criação da filha, mas sente que precisa de mais tempo para cuidar de si.
Feito! Com esse exemplo básico, a equipe de marketing já terá um foco maior na estratégia de comunicação a ser utilizada com essa persona.
Também pode te interessar: SEO: tudo sobre a principal estratégia do Marketing Digital
Persona x Público-alvo
Agora que já sabe o que é persona, é preciso deixar claro outra coisa: persona não é o mesmo que público-alvo. Enquanto a criação de personas é algo mais detalhista, formando todas as características e estilo de vida de uma pessoa, o público-alvo é mais geral.
Ou seja, ao invés de focar a estratégia para um personagem mais bem definido, como a persona Laura, por exemplo, amplia-se com dados mais gerais, por exemplo:
Mulheres entre 25 e 50 anos que trabalham ou estudam fora de casa e possuem renda familiar entre R$2.000 e R$10.000.
Quais são os tipos de personas?
Agora que já entendeu o que é persona e as suas diferenças entre público-alvo, vamos direto ao ponto: quais são os tipos de personas existentes? Ao todo são quatro os tipos para serem utilizados. Confira os detalhes e especificidades de cada um a seguir.
Proto Persona
O primeiro tipo é a Proto Persona. Ela costuma ser a versão inicial das personas, e é a partir dela que surgem outras tipificações com mais detalhes e informações para a criação dos personagens.
Buyer Persona
O segundo dos quatro tipos de personas é conhecido por Buyer Persona. Essa é a tipificação mais comum e utilizada ao direcionar as estratégias de marketing da empresa.
O motivo é que a criação de uma Buyer Persona, significa criar o perfil do comprador ideal da empresa. Ou seja, o perfil que tem chances reais de ir até o final do funil de vendas e se tornar um cliente fiel da marca.
Nesta persona, além de todas as características que precisam ser traçadas para montar um personagem semi fictício, é analisado também as maneiras de consumo dos clientes.
Audience Persona
Outra tipificação comum é a chamada Audience Persona. Diferentemente da anterior, ela não é focada no comprador ideal, mas sim na audiência do site, redes sociais e conteúdos da empresa.
A partir dos dados de quem são esses visitantes, cria-se uma persona voltada para se comunicar com eles.
Brand Persona
O último dos quatro tipos de personas é a Brand Persona. Diferentemente das outras tipificações, ela não está focada em criar um perfil que se enquadre nas características do cliente.
A Brand Persona, cria um personagem com base nas características, visão e valores da empresa. A partir disso se monta a comunicação da organização tendo um personagem para transmitir isso.
Encontramos exemplos dessa tipificação em diversas empresas como a Nat da Natura e a Lu da Magazine Luiza.
Qual a importância de definir a persona da sua empresa?
Sabendo quais são os tipos de personas existentes, fica mais simples escolher qual deles é o melhor para ser aplicado ao momento do seu negócio. Mas qual é a importância dessa definição?
Existem vários benefícios de montar personas para a sua empresa, mas podemos citar três principais:
- conhecer mais o público para qual sua empresa se destina;
- entender seu produto ou serviço a fundo;
- estabelecer uma comunicação mais próxima e efetiva com seus clientes.
Agora que já entendeu tudo sobre o que é e quais são os tipos de personas, que tal seguir investindo no setor de marketing da sua empresa? A Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital do seu negócio. Conheça o trabalho da Reden e entenda como nós podemos te ajudar!