Entenda o que é inbound marketing e outbound marketing e quais são as principais diferenças

inbound marketing outbound marketing

O inbound marketing e o outbound marketing são duas importantes estratégias de vendas que podem ser usadas juntas ou separadas para conquistar e fidelizar novos clientes.

Para entender quais as diferenças entre inbound e outbound, é necessário conhecer como cada estratégia funciona, que explicamos abaixo no post. Confira!

O que é Inbound Marketing? 

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é um conjunto de estratégias voltadas para atrair a atenção e cativar um cliente em potencial. A partir daí, ocorre a nutrição do lead para chegar à conversão. 

No inbound marketing, o cliente é quem vai até a marca. Por isso, é essencial oferecer conteúdos de valores certos na hora certa para criar um laço de confiança. 

Para exemplificar o que é inbound marketing, vejamos a seguinte situação: um cliente procura uma clínica estética em Salvador. 

Com isso, ele encontra um blog de uma clínica e começa a ler conteúdos sobre cuidados com a pele. Ele se interessa por um infográfico sobre depilação a laser e solicita o download do arquivo. Com isso, esse cliente em potencial se torna um lead.

Com os dados de contato do lead, o time comercial da clínica estética pode entrar em contato e fechar um pacote de depilação a laser, fazendo assim a conversão. 

Apesar da conversão ter acontecido, é necessário manter contato com esse cliente para que ele volte a contratar esse e outro serviço de forma recorrente. Todo esse processo faz parte do inbound marketing

Para que todo o processo seja efetivo, é fundamental que o conteúdo oferecido seja pensado conforme a fase do funil de vendas que o lead se encontra: 

  • aprendizado e descoberta (topo);
  • consideração de solução (meio);
  • tomada de decisão (fundo).

Além do mais, uma estratégia de inbound marketing de sucesso utiliza uma série de ferramentas, como:

  • SEO;
  • redes sociais;
  • site;
  • marketing de conteúdo;
  • nutrição de lead;
  • CRM;
  • e-mail marketing.

Ouça o nosso podcast sobre Criação de Conteúdo

O que é Outbound Marketing?

Enquanto o inbound marketing é visto como o marketing para atrair o cliente em potencial, as estratégias de outbound servem para identificar o público-alvo e fazer uma abordagem direta.

O outbound é o que imaginamos como marketing tradicional, como as propagandas veiculadas na televisão, revistas e outdoors. Baseia-se em identificar quais são os clientes ideais e fazer com que eles se tornem consumidores fiéis da marca, por meio de ofertas de produtos e serviços. 

Apesar de ser comum nos meios offline, o outbound marketing também pode ser feito nos meios digitais. Um anúncio em uma rede social é um exemplo disso. 

Além do mais, na prospecção ativa não acontece uma segmentação de cliente mais aprofundada, como no inbound. Assim, qualquer pessoa pode se tornar um cliente da marca no outbound marketing, mesmo que não tenha tido um contato anterior com o produto ou serviço. 

Agora que você sabe um pouco o que é inbound e outbound, saiba quais são as principais diferenças entre as duas estratégias.

Quais são as principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

A principal diferença inbound e outbound é a forma como a abordagem é feita. Enquanto a abordagem é passiva e pequena na primeira estratégia, cresce no segundo tipo de prospecção e se torna ativa.

A partir daí, são utilizadas ações segmentadas para cada tipo de estratégia. Além do mais, no inbound marketing o cliente vai até a marca, enquanto no outbound é a empresa que vai até o público-alvo. 

Outro ponto de diferença é que o conteúdo do inbound tem como foco entregar valor e educar o cliente em potencial, enquanto a segunda tem uma abordagem mais voltada para a propaganda.

Mais uma diferença está no custo e no retorno. No inbound, o custo por lead é menor que no outbound marketing. Porém, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) costuma ser mais rápido no outbound marketing

Diferentes, não é mesmo? Mas abaixo você entenderá que ambas estratégias podem ser usadas em uma mesma estratégia de vendas.  

É possível mesclar inbound marketing e outbound marketing? 

Caso a empresa tenha orçamento para utilizar as duas estratégias, é válido mesclar o inbound marketing com o outbound marketing para fechar mais vendas. Essa estratégia é conhecida como funil de vendas em Y. Elas podem ser usadas de forma separada, ou em uma mesma campanha. 

Veja também: Jornada do Cliente em 5 passos

Por exemplo, antes do time comercial entrar em contato com um cliente (outbound), ele pode disparar um e-mail marketing com um conteúdo que seja de interesse dessa pessoa (inbound). 

Assim, a equipe de marketing é responsável por nutrir o lead, enquanto o time de vendas pode realizar a prospecção ativa. 

Mas se esse não for o caso da empresa, é necessário avaliar qual das duas estratégias se enquadra melhor com os objetivos da marca, além do investimento disponível e do tipo de retorno esperado. 

Quer ajuda para melhorar o marketing digital da sua empresa?

Como você viu neste post, o marketing digital deve ser parte integral nas campanhas de vendas das empresas. 

Se você procura uma agência para ajudá-lo nesse processo, entre em contato com a Reden. Fale conosco e entenda como ajudamos pequenas empresas a traçar estratégias de sucesso no ambiente digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.