Você utiliza a telemedicina para atender seus pacientes?
Um ranking elaborado com base nos atendimentos realizados pela plataforma de telemedicina Docway calculou mais de 142 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2023.
Já o Ministério da Saúde apresentou uma pesquisa realizada com 1.183 médicos de São Paulo e Maranhão, onde foi concluído que a teleconsulta, muito utilizada como alternativa durante a Covid-19, deve seguir como opção no sistema de saúde brasileiro.
Sabendo que a telemedicina chegou para ficar, vamos falar sobre o que é ela, seus benefícios e como melhorar a experiência do paciente? Boa leitura!
Sobre o que a gente vai falar:
O que é a telemedicina?
A telemedicina é uma forma de prestar serviços médicos à distância. Usa tecnologias de informação e comunicação para possibilitar atendimentos médicos sem precisar estar fisicamente no mesmo ambiente que o paciente.
Por meio da telemedicina, é possível realizar consultas médicas, tratamentos e acompanhamentos de saúde remotamente, ao utilizar dispositivos eletrônicos como computadores, smartphones, tablets e outras ferramentas de comunicação.
Por fim, devemos ressaltar que a telemedicina não substitui a prática médica tradicional. Ela é uma ótima ferramenta para complementar e aumentar o acesso aos cuidados de saúde, proporcionando conveniência e melhorando a eficiência do sistema de saúde.
Pode ser do seu interesse: Entenda o que é marketing médico e como atingir seu público-alvo
Quais os benefícios da telemedicina?
Agora que você entendeu o que é a telemedicina, é importante saber que ela dispõe de diversos benefícios tanto para médicos quanto para os pacientes que precisam de um atendimento remoto.
Sendo assim, conheça a seguir os principais benefícios da telemedicina para o seu negócio:
- Promoção da saúde: esse tipo de atendimento possibilita uma maior propagação de informações sobre cuidados de saúde, prevenção e promoção da saúde por meio de plataformas online. Isso pode ajudar a educar e conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, medidas preventivas e detecção precoce de doenças;
- Maior acesso aos médicos: possibilita mais acesso ao atendimento médico em regiões rurais, remotas ou locais com dificuldade de acesso a serviços de saúde. A telemedicina facilita que pacientes que vivem distantes dos centros médicos possam consultar especialistas sem viajar;
- Atendimento de especialistas: a telemedicina ajuda os pacientes a acessar especialistas. Isso é particularmente relevante para o diagnóstico de pacientes que, provavelmente requerem atendimentos específicos e não têm acesso fácil a médicos;
- Mais praticidade: tanto para médicos quanto para pacientes, a telemedicina oferece maior comodidade, uma vez que os médicos podem realizar consultas e atendimentos de qualquer lugar com acesso à internet. Já os pacientes podem marcar suas consultas e receber atendimento médico no conforto de suas casas.
Leia também: Vale a pena investir no marketing médico digital? Entenda!
Como melhorar a experiência dos pacientes?
Ficou claro que a telemedicina conta com diversos benefícios, não é mesmo? Então, vamos conferir como implementá-los e melhorar a experiência dos pacientes ao utilizar esse tipo de atendimento.
Humanização e personalização da comunicação
Na telemedicina, é fundamental lembrar que os pacientes ainda valorizam o cuidado e a atenção dos médicos.
Portanto, a ideia é manter uma comunicação empática e atenciosa, mesmo à distância. A linguagem utilizada deve ser clara e acolhedora, buscando entender as preocupações e necessidades individuais de cada paciente.
Utilização de inteligência de dados
Aproveitar a inteligência de dados é muito importante para otimizar a experiência do paciente na telemedicina. Ao coletar e analisar dados dos pacientes, é possível personalizar o atendimento de acordo com suas características e necessidades específicas.
O maior benefício, sem dúvida, é a possibilidade de se utilizar uma abordagem mais direcionada e eficaz, aumentando a satisfação do cliente.
Mapeamento de jornada
Para proporcionar uma experiência humanizada para o paciente, é importante mapear a jornada dele na telemedicina.
Para isso, entenda o perfil do paciente, suas expectativas e necessidades em cada etapa da jornada, desde o agendamento até o acompanhamento pós-consulta. Isso vai ajudar a criar estratégias de atendimento mais eficazes e satisfatórias.
Teleorientação, Telemonitoramento e Teleconsulta
Ao considerar a experiência do cliente na telemedicina, é importante abordar todos os segmentos, incluindo a teleorientação, telemonitoramento e teleconsulta. Garantir estratégias eficazes de comunicação em todas essas áreas contribuirá para a satisfação e confiança dos pacientes.
Por fim, ao contar com todos esses pontos de melhoria no atendimento, as instituições de saúde podem garantir um atendimento de qualidade, além de promover a satisfação dos pacientes e aprimorar seus serviços na era digital.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para descobrir como captar clientes para a sua clínica e aumentar o faturamento com menos esforço!