Todo empreendedor, independentemente do seu tempo no mercado, precisa analisar a saúde do seu negócio. Ou seja, avaliar se as coisas estão “andando” como o planejado ou se é necessário realizar mudanças para alcançar objetivos previamente traçados.
Uma grande aliada nessa empreitada de redescobrimento da empresa é a Análise SWOT ou Análise FOFA, se passarmos para o português.
Não faz ideia do que estamos falando? Então você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo vamos te apresentar à Análise SWOT, para que você compreenda as melhores maneiras de fazer sua empresa avançar – com saúde – cada vez mais. Vamos lá?
Sobre o que a gente vai falar:
O que é Análise SWOT?
Antes de mostrarmos como realizar essa análise, a pergunta que não quer calar é: você sabe o que é a Análise SWOT?
Em primeiro lugar, vale saber que o termo SWOT é definido pelas palavras: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Quando passado para o português temos: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA).
Compreendendo o que está inserido no termo fica mais simples demonstrar que a Análise SWOT, ou FOFA, avalia cada uma dessas partes dentro de um negócio. Ou seja, é um tipo de planejamento estratégico que analisa as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças dos ambientes interno e externo do seu negócio.
Pode até não parecer, mas avaliar estes 4 aspectos de uma empresa pode “girar uma chave” para o crescimento sustentável e saudável. Entenda mais no vídeo abaixo.
Por que fazer?
OK. Agora você já sabe o que é uma Análise SWOT e o que está sendo verificado nessa análise. Mas, quais os motivos para fazê-la?
Motivos existem diversos, mas podemos citar 5 principais para o seu negócio:
- entender como a empresa está de “saúde”;
- compreender os pontos fortes e fracos do negócio;
- identificar áreas de oportunidade de atuação tanto nos ambientes interno quanto no externo;
- analisar riscos;
- identificar melhorias.
Também pode te interessar: O que é um plano de negócios e como elaborar em 7 passos
Como fazer Análise SWOT? Passo a passo completo
Compreendendo os motivos para fazer uma Análise SWOT, vamos para a parte mais prática de tudo isso. Confira a seguir o passo a passo para realizar a análise FOFA.
1. Analisar fatores internos
O primeiro fator a se pensar é realizar uma avaliação do ambiente interno da empresa. Dentro do SWOT essa análise é feita a partir das forças e fraquezas.
Para essa análise é importante que olhe para o seu negócio e se faça os seguintes questionamentos:
- qual o ponto forte do meu negócio?;
- o que ofereço de bom e diferente para o meu cliente?
- o que pode estar fazendo meu negócio não lucrar tanto (pensando em fatores internos)?
- qual, ou quais pontos, precisam ser otimizados?
2. Análise de fatores externos
Na análise dos fatores externos você fará a mesma coisa quando analisou os internos. No entanto, desta vez avaliando as questões de oportunidades e ameaças.
Aqui é importante avaliar o que está acontecendo no ambiente macro, ou seja, aquele do qual você não terá tanto controle para mudar. Para isso se faça as seguintes perguntas:
- Quais mudanças no mercado podem ser benéficas para o meu negócio?
- O que pode ser uma grande ameaça para a minha empresa?
3. Reúna as ideias da equipe
Identificando os pontos a serem analisados, é importante reunir as equipes e fazer uma reunião de brainstorm. As muitas ideias podem ser uma luz para solucionar o que foi mapeado.
4. Monte a matriz SWOT
Após a chuva de ideias é hora de reunir aquelas que mais fazem sentido e montar a matriz SWOT da sua empresa.
5. Caso seja viável trace estratégias
Com a matriz formada, agora é hora de começar a planejar a viabilidade de ações para melhorias e mudanças no negócio. Claro, se os maiores “problemas” vierem do ambiente externo, não há muito o que possa ser feito.
Saiba mais
Agora que já sabe o que é e como fazer uma Análise SWOT, saiba que algumas estratégias de marketing digital podem ser aliadas nesse plano de ação. E a Reden pode te ajudar com isso!
Com um trabalho de mentoria para pequenos empreendedores, a agência trabalha em toda estratégia de Marketing Digital de um negócio.
Gostou deste artigo? Leia também esses três que separamos para você: